[Imagem: Site Inovação Tecnológica/Wikimedia/I.B.Wright]
Era das válvulas

O mundo da eletrônica e dos computadores não nasceu transistorizado: nasceu valvulado.

Os componentes básicos dos primeiros circuitos eletrônicos eram as válvulas termoiônicas, um componente, ou uma série de componentes juntos, lacrados a vácuo dentro de um invólucro de vidro.

Estas válvulas continuam sendo utilizadas até hoje em equipamentos de potência muito alta, como retransmissores de rádio e TV, e em equipamentos de som de alta-fidelidade.

[Imagem: Mathieson et al./Nature Photonics]
Cientistas implantaram minúsculos dispositivos, semelhantes a células solares, por trás da retina de animais de laboratório, criando uma nova espécie de retina artificial.

A expectativa é que, em um futuro próximo, a nova prótese - também conhecida como olho biônico - possa restaurar a visão de pessoas que não podem enxergar devido a doenças oculares degenerativas.

[Imagem: Advanced Functional Materials]
Comportamento eletrônico

Os experimentos com cães do russo Ivan Pavlov estão para a psicologia assim como o lendário "experimento" de Newton com a maçã está para a física.

Até o início do século 20, a ciência assumia que os seres vivos agiam seguindo alguns reflexos instintivos inatos. Mas Pavlov demonstrou que era possível gerar reações sem o estímulo físico característico.

Ao tocar um sino antes de alimentar os cães, ele demonstrou que, após algum tempo, os cães salivavam apenas ao ouvir o toque da sineta, sem que houvesse nenhuma comida por perto.

A história parece estar se repetindo no campo da eletrônica.

[Imagem: UToronto]
Móvel pesado

É cada vez maior o interesse pelos avanços mais recentes da computação quântica, ainda que vários desafios precisem ser superados por esses supercomputadores e seus qubits.

Pois um desses desafios, e um dos grandes, acaba de ser superado.

Os computadores quânticos dependem de fótons individuais para guardar, ler, escrever e transmitir seus dados.

Ocorre que produzir e controlar fótons individuais - essencialmente a menor unidade de energia - é complexo, demorado e exige um aparato de laboratório virtualmente à prova de vibrações.


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.