Muitos adolescentes têm dúvidas na hora de escolher o curso que irão fazer assim que saem da escola. Mas há quem saiba exatamente o que quer. Para esses, a opção pelo curso superior tecnológico pode ser uma alternativa para se capacitar a entrar no mercado de trabalho mais rapidamente.

Os cursos tecnológicos superiores são focados em um ponto específico, com forte conteúdo prático e duração de três anos. “Diferentemente do bacharelado, que é mais generalista, o curso superior tecnológico é focado em um só ponto. Enquanto no bacharelado em engenharia mecânica, por exemplo, o aluno vai estudar toda a amplitude da mecânica, no curso superior tecnológico o aluno vai ter que optar por estudar projetos mecânicos, mecatrônica ou automação industrial”, diz o professor Angelo Luiz Cortelazzo, responsável pela Coordenadoria de Ensino Superior do Centro Paula Souza.

O feixe de raios X pode ser usado como se fosse
uma caneta.[Imagem: Pocia et al./Nature Materials]
Quarta revolução industrial

A impressão 3D está avançando tanto que já se fala em uma quarta revolução industrial, quando os produtos não serão exatamente fabricados - eles serão impressos.

Também chamada de prototipagem rápida ou fabricação aditiva, a técnica já é responsável pela fabricação de aviões, chocolates, e peças metálicas, de cerâmica, de vidro e até de gelo.

E a mais recente novidade na área é ainda mais impressionante.

Cientistas britânicos e italianos desenvolveram uma técnica para desenhar diretamente padrões supercondutores. A diferença é que, em vez de usarem uma caneta eletrônica ou uma impressora 3D, eles usaram um feixe de raios X.

[Imagem: Optics Letters/Peng Zhang]
Virtual que afeta o real

Um feixe de partículas virtuais é capaz de manipular partículas reais, construindo estruturas em nanoescala que superam os padrões atuais da eletrônica e da optoeletrônica.

Processadores e chips em geral, mas também células solares, sensores de câmeras digitais e componentes para telecomunicações por fibras ópticas dependem da luz para a sua construção.

O problema é que a miniaturização crescente está superando a capacidade da luz em "escavar" as nanoestruturas que formam esses componentes.

Processadores fotônicos

As fibras ópticas já substituíram os cabos de cobre na transmissão digital de dados por longas distâncias há muito tempo.

Dentro dos chips, contudo, os bits continuam sendo transportados por elétrons correndo pelos velhos fios metálicos - com todo o aquecimento que isso gera, o que tem impedido o avanço na frequência de funcionamento dos processadores.

A Agência People Service Recursos Humanos, disponibilizou uma urna para o Colégio e Faculdade Ensitec, onde poderão ser depositadas fichas de inscrição para possíveis vagas de emprego e estágio.

Quem está procurando emprego poderá acessar o site www.peopleservice.com.br e consultar as vagas disponíveis.

A urna está localizada na biblioteca e ficará até sexta-feira, 5 de agosto.


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.